A Polícia Civil do Piauí deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (11), a Operação Intermédio, resultando na prisão de Kelson Carlos, acusado de aplicar um golpe de R$ 100 mil contra empresários do setor de grãos nas cidades de Piripiri e Uruçuí, no Piauí. O cumprimento do mandado de prisão preventiva ocorreu em Barroquinha, no estado do Ceará.
As investigações começaram em abril deste ano, quando Kelson Carlos entrou em contato com a empresa Estogran, localizada em Uruçuí-PI, para adquirir uma carga de milho. Conforme a prática habitual, o pagamento só seria realizado após a entrega da carga em Piripiri. No entanto, ao chegar ao destino, o acusado negociou a carga com dois empresários locais e recebeu o pagamento diretamente, sem repassar o valor à empresa Estogran, revelando o golpe. Somente depois do pagamento, os empresários perceberam que haviam sido vítimas de um estelionatário.
Segundo o delegado Lucas Adalicio, a empresa Estogran denunciou o golpe, o que deu início às investigações. Com o avanço das apurações, a Polícia Civil conseguiu localizar Kelson Carlos em Barroquinha e representou pela sua prisão preventiva.
“Ele fez o primeiro contato com a empresa em Uruçuí como comprador da carga, combinou a entrega em Piripiri e, ao chegar lá, negociou a carga diretamente com empresários locais. Após o descarregamento, ele exigiu o pagamento em espécie, que foi feito diretamente a ele. Só depois os empresários perceberam que o pagamento havia sido realizado a uma pessoa que não era o dono da empresa em Uruçuí”, explicou o delegado.
A operação contou com o apoio das polícias civis dos estados do Maranhão e Ceará. Além da prisão de Kelson Carlos, a Polícia Civil do Piauí cumpriu mandados de busca e apreensão, uma vez que outras pessoas suspeitas de participação no esquema foram identificadas. O acusado poderá responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa.